16ª Confoa - orientações para publicação das Comunicações (até 22/08/2025)
16ª Confoa - orientações para publicação das Pecha Kucha (até 22/08/2025)
Esta secção apresenta diretrizes específicas destinadas aos autores que desejam submeter trabalhos à revista.
A Revista Ciência Aberta Lusófona segue as diretrizes sobre autoria estabelecidas pelo ICMJE na Declaração sobre Autoria e Contribuição, disponível aqui.
Apenas se consideram autores aqueles que cumpram os quatro critérios para a autoria, abaixo identificados:
1) Têm uma contribuição intelectual substancial, direta, no desenho e elaboração do artigo;
2) Participam na análise e interpretação dos dados;
3) Participam na redação do manuscrito, revisão de versões e revisão crítica do conteúdo e na aprovação da versão final;
4) Concordam que são responsáveis pela exatidão e integridade de todo o trabalho.
Todos os restantes atores que tenham contribuído para o estudo ou para o artigo e que não cumpram os critérios acima indicados devem ser reconhecidos na secção de Agradecimentos e deve ser especificado o seu contributo.
A informação sobre a contribuição individual de cada autor tem de ser disponibilizada nos metadados dos trabalhos submetidos . Para isso, os/as autores/as devem utilizar a metodologia denominada “Contributor Roles Taxonomy” (CRedit) – https://credit.niso.org/
A taxonomia CRedit surgiu por se considerar que a maioria das convenções sobre a contribuição individual dos autores não representa a variedade de funções que os investigadores têm para os artigos. Desta forma, o CRedit é uma taxonomia, que representa a contribuição de cada autor em 14 funções específicas. As 14 funções são as seguintes:
1- Concetualização: ideias, formulação ou evolução de objetivos e metas abrangentes da investigação;
2- Curadoria dos dados: atividades de gestão no que respeita à produção de metadados, limpeza e manutenção de dados de investigação (incluindo código de software) para utilização inicial e reutilização;
3- Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo;
4- Aquisição de financiamento: aquisição de apoio financeiro ao projeto;
5- Investigação: realização de um processo de investigação, executando especificamente as experiências e a recolha de dados/evidências;
6- Metodologia: desenvolvimento ou desenho da metodologia e/ou criação de modelos;
7- Administração do projeto: responsabilidade de gestão e coordenação pelo planeamento e execução das atividades de investigação;
8- Recursos: fornecimento de materiais de estudo, materiais, amostras de laboratório, instrumentos, recursos de computação ou outras ferramentas de análise;
9- Software: programação, desenvolvimento de software, conceção de programas de computador, implementação do código de computador e algoritmos de suporte, teste de componentes de código existentes;
10- Supervisão: responsabilidade de supervisão e liderança pelo planeamento e execução da atividade de investigação, incluindo orientação externa à equipa principal;
11- Validação: verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicabilidade geral dos resultados e das experiências e outros resultados de investigação;
12- Visualização: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado;
13- Redação do rascunho original: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, redação específica do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva);
14- Redação – revisão e edição: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de investigação original, revisão crítica, comentário ou revisão, incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
Os trabalhos devem ser submetidos em português, com título, resumo e palavras-chave também em inglês e espanhol. A critério da equipa editorial os textos poderão ser traduzidos integralmente para outros idiomas.
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
Apresentação de investigações ou implementações práticas originais relacionadas à Ciência Aberta. Serão priorizados relatos de casos gerais (envolvendo múltiplas instituições ou sistemas) com relevância para uma audiência ampla. Este tipo de trabalhos terão dimensão mais extensa, quer na forma escrita, quer na apresentação oral nos eventos.
Template disponível aqui.
Apresentação de trabalhos em estágio inicial ou intermediário de desenvolvimento, ou experiências pontuais, com potencial de interesse mais amplo. Este tipo de trabalhos terão dimensão mais reduzida, quer na forma escrita, quer na apresentação oral nos eventos.
Template disponível aqui.
Os autores retêm os direitos de autor sobre os seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. No momento da submissão, os autores devem escolher uma das seguintes licenças para distribuição: Creative Commons Atribuição (CC-BY) ou Atribuição-NãoComercial (CC-BY-NC).
Esta política permite ampla disseminação do conhecimento, garantindo o reconhecimento da autoria e da publicação original na revista.
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
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