
17ª ConfOA - Chamada de trabalhos
16ª ConfOA - publicação das atas em andamento
04 de dezembro 2025: Abertura da Chamada de trabalhos
16 de março 2026: Fim do prazo para apresentação de propostas
01 a 02 de junho 2026: Notificação da aceitação das propostas
Acesso Aberto e Dados de Investigação Abertos: sistemas, políticas e práticas
Ciência Aberta e outras expressões de conhecimento aberto
Ciência Aberta e Inteligência Artificial (IA)
Gestão de informação em Ciência e Tecnologia
Esta secção apresenta diretrizes específicas destinadas aos autores que desejam submeter trabalhos à revista.
A Revista Ciência Aberta Lusófona segue as diretrizes sobre autoria estabelecidas pelo ICMJE na Declaração sobre Autoria e Contribuição, disponível aqui.
Apenas se consideram autores aqueles que cumpram os quatro critérios para a autoria, abaixo identificados:
1) Têm uma contribuição intelectual substancial, direta, no desenho e elaboração do artigo;
2) Participam na análise e interpretação dos dados;
3) Participam na redação do manuscrito, revisão de versões e revisão crítica do conteúdo e na aprovação da versão final;
4) Concordam que são responsáveis pela exatidão e integridade de todo o trabalho.
Todos os restantes atores que tenham contribuído para o estudo ou para o artigo e que não cumpram os critérios acima indicados devem ser reconhecidos na secção de Agradecimentos e deve ser especificado o seu contributo.
A informação sobre a contribuição individual de cada autor tem de ser disponibilizada nos metadados dos trabalhos submetidos . Para isso, os/as autores/as devem utilizar a metodologia denominada “Contributor Roles Taxonomy” (CRedit) – https://credit.niso.org/
A taxonomia CRedit surgiu por se considerar que a maioria das convenções sobre a contribuição individual dos autores não representa a variedade de funções que os investigadores têm para os artigos. Desta forma, o CRedit é uma taxonomia, que representa a contribuição de cada autor em 14 funções específicas. As 14 funções são as seguintes:
1- Concetualização: ideias, formulação ou evolução de objetivos e metas abrangentes da investigação;
2- Curadoria dos dados: atividades de gestão no que respeita à produção de metadados, limpeza e manutenção de dados de investigação (incluindo código de software) para utilização inicial e reutilização;
3- Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo;
4- Aquisição de financiamento: aquisição de apoio financeiro ao projeto;
5- Investigação: realização de um processo de investigação, executando especificamente as experiências e a recolha de dados/evidências;
6- Metodologia: desenvolvimento ou desenho da metodologia e/ou criação de modelos;
7- Administração do projeto: responsabilidade de gestão e coordenação pelo planeamento e execução das atividades de investigação;
8- Recursos: fornecimento de materiais de estudo, materiais, amostras de laboratório, instrumentos, recursos de computação ou outras ferramentas de análise;
9- Software: programação, desenvolvimento de software, conceção de programas de computador, implementação do código de computador e algoritmos de suporte, teste de componentes de código existentes;
10- Supervisão: responsabilidade de supervisão e liderança pelo planeamento e execução da atividade de investigação, incluindo orientação externa à equipa principal;
11- Validação: verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicabilidade geral dos resultados e das experiências e outros resultados de investigação;
12- Visualização: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado;
13- Redação do rascunho original: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, redação específica do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva);
14- Redação – revisão e edição: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de investigação original, revisão crítica, comentário ou revisão, incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
Os trabalhos devem ser submetidos em português, com título, resumo e palavras-chave também em inglês e espanhol. A critério da equipa editorial os textos poderão ser traduzidos integralmente para outros idiomas.
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
As propostas para comunicação devem ter no mínimo 8 e no máximo 15 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de comunicação). As propostas devem apresentar pesquisas ou implementações práticas originais relacionadas com Ciência Aberta , privilegiando-se os trabalhos que relatem casos gerais (ou seja, relativos a mais do que uma instituição ou sistema) e/ou que tenham relevância para uma audiência abrangente.
As propostas com qualidade e relevância que não possam ser aceites como comunicações, poderão ser consideradas para apresentação como Pecha Kucha.
Todas as informações contam para o limite máximo das 15 páginas.
As propostas de Demos devem ter no máximo 1 página (ver e utilizar o modelo de proposta de Demo), de demonstração de uso e operacionalização de ferramentas, produtos e serviços com potencial interesse para a promoção e o apoio às práticas de Acesso Aberto e Ciência Aberta. As Demos serão apresentadas durante a ConfOA e consistirá numa apresentação com 20% do seu tempo para abordar questões teóricas (ou seja, 2 ou 3 slides) e os restantes 80% efetivamente uma demonstração.
Todas as informações contam para o limite máximo de 1 página.
As propostas de Painel deverão ter um mínimo de 1 página e um máximo de 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de painel). As sessões de painel devem versar sobre temáticas (das tecnologias às políticas) com potencial interesse para a maioria dos participantes na ConfOA. Os painéis devem incluir diversos participantes como apresentadores (e desejavelmente com diversidade de pontos de vista, contextos, etc.), sendo privilegiadas as propostas que incluam participantes de mais de uma nacionalidade. O painel deve prever tempo para pequenas apresentações dos integrantes do painel, e tempo para discussão com a audiência. O tempo total do painel será de 90 minutos. A dinâmica da realização de um painel aprovado é da exclusiva responsabilidade dos autores da proposta.
Todas as informações contam para o limite máximo das 02 páginas.
Os trabalhos no formato de Pecha Kucha são apresentações orais de 7 minutos, com o máximo de 24 slides. As propostas deverão ter um mínimo de 4 página e um máximo de 8 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta Pecha Kucha). As propostas em formato de Pecha Kucha podem apresentar trabalhos de pesquisa e desenvolvimento recentes ou em conclusão, e eventualmente casos concretos e localizados, mas com interesse e relevância geral.
As propostas com qualidade e relevância que não forem aceitas como Pecha Kucha poderão ser consideradas para apresentação no formato Póster.
Todas as informações contam para o limite máximo das 08 páginas.
As propostas para Pósters deverão ter no máximo 2 páginas (ver e utilizar o modelo de proposta de Póster), cujo tempo de apresentação será de 1 minuto e, em geral são destinadas à apresentação de trabalhos ainda em desenvolvimento ou experiências locais. Os Pósters serão exibidos no local da Conferência em formato papel (serão dadas indicações e instruções para a apresentação dos Pósters após a aceitação das propostas), e a versão digital deverá ser enviada para a Comissão Organizadora. Os Pósters serão apresentados oralmente na sessão “O meu Póster em um minuto”.
Todas as informações contam para o limite máximo de 2 páginas.
As propostas de workshops e tutoriais deverão ter no mínimo 1 e no máximo 2 páginas (ver e utilizar o modelo de propostas de workshop e tutorial).
Convidamos a apresentação de propostas de workshops e tutoriais sobre aspetos práticos ou teóricos relacionados com os temas da conferência. Deve ser utilizado o modelo de proposta de workshop ou tutorial. A proposta de tutorial deve contemplar os seguintes aspetos:
Todas as informações contam para o limite máximo das 02 páginas.
Os autores retêm os direitos de autor sobre os seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. No momento da submissão, os autores devem escolher uma das seguintes licenças para distribuição: Creative Commons Atribuição (CC-BY) ou Atribuição-NãoComercial (CC-BY-NC).
Esta política permite ampla disseminação do conhecimento, garantindo o reconhecimento da autoria e da publicação original na revista.
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.