Diretrizes para a implementação da Ciência Aberta na Universidade Aberta de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.82524/recal.2025.23Palavras-chave:
Ciência Aberta, Políticas institucionais, Universidade AbertaResumo
A Universidade Aberta de Portugal (UAb) está a desenvolver uma Política de Ciência Aberta orientada pelos princípios da transparência, colaboração e partilha do conhecimento. Estruturada em três dimensões — Acesso Universal, Reutilização Responsável e Ética, Transparência e Integridade —, esta política concretiza-se em cinco eixos estratégicos: Acesso Aberto a Publicações Científicas, Gestão de Dados de Investigação, Recursos Educacionais Abertos, Ciência Cidadã e Investigação e Inovação Responsável. Fruto de um processo participativo e multidisciplinar interno, envolvendo todos os departamentos e unidades de investigação da UAb, o normativo visa assegurar o alinhamento com diretrizes nacionais e internacionais, fomentar a colaboração, reforçar a identidade institucional e consolidar uma cultura académica assente na equidade no acesso ao saber. Após a sua publicação formal, será objeto de avaliação contínua, assegurando a sua permanente atualização, a conformidade com os mais exigentes padrões internacionais e a sua pertinência face à evolução do paradigma científico, tecnológico e societal.
Downloads
Referências
Aberasturi Rodríguez, A., Bandera, I. F., & Navarro-Pedreño, J. (2024). Can citizens do science? Science in Common and Social Responsibility. Sci, 6(2). https://doi.org/10.3390/sci6020026
Björk, B. C. (2017). Open access to scientific articles: a review of benefits and challenges. Internal and Emergency Medicine, 12(2), 247–253. https://doi.org/10.1007/s11739-017-1603-2
Fast, V., & Haworth, B. T. (2020). Citizen science. Em A. Kobayashi (Ed.), International Encyclopedia of Human Geography (2nd ed., pp. 209–214). https://doi.org/10.1016/B978-0-08-102295-5.10534-9
Fecher, B., & Friesike, S. (2014). Open science: One term, five schools of thought. Em Bartling, S., Friesike, S. (Eds.) Opening science (pp. 17–47). https://doi.org/10.1007/978-3-319-00026-8_2
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). (2025). Política sobre acesso aberto a publicações científicas resultantes de investigação financiada pela FCT. https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2025/02/Politica-Acesso-Aberto-FCT.pdf
Iatridis, K., & Schroeder, D. (2016). Responsible research and innovation in industry. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-21693-5
Morriello, R. (2021). Citizen science: one of the eight pillars of open science identified by the European Union. JLIS.it, 12(3), 33–52. https://doi.org/10.4403/jlis.it-12761
Munafò, M. R., Nosek, B. A., Bishop, D. V. M., Button, K. S., Chambers, C. D., Percie du Sert, N., Simonsohn, U., Wagenmakers, E.-J., Ware, J. J., & Ioannidis, J. P. A. (2017). A manifesto for reproducible science. Nature Human Behaviour, 1(0021). https://doi.org/10.1038/s41562-016-0021
Palumbo, R., Manesh, M. F., & Sorrentino, M. (2022). Mapping the state of the art to envision the future of large-scale citizen science projects: An interpretive review. International Journal of Innovation and Technology Management, 19(4). https://doi.org/10.1142/S0219877022300014
Salles, A., Evers, K., & Farisco, M. (2018). Neuroethics and philosophy in responsible research and innovation: The case of the Human Brain Project. Neuroethics, 11(3), 201–211. https://doi.org/10.1007/s12152-018-9372-9
Sanabria-Z, J., Cruz-Sandoval, M., Moreno-Romo, A., Bosch-Gómez, S., & Ramírez-Montoya, M. S. (2024). Research foresight in bridging open science and open innovation: Overview based on the complex thinking paradigm. International Journal of Innovation Studies, 8(1), 59–75. https://doi.org/10.1016/j.ijis.2023.08.002
Shin, Y., Um, J., Seo, D., & Shin, S. (2022). Development of a national research data platform for sharing and utilizing research data. Journal of Information Science Theory and Practice, 10, 25–38. https://doi.org/10.1633/JISTaP.2022.10.S.3
Singh, N. K., Monu, H., & Dhingra, N. (2018). Research data management policy and institutional framework. 5th inter-national symposium on emerging trends and technologies in libraries and information services (pp. 111–115). https://doi.org/10.1109/ettlis.2018.8485259
Suber, P. (2012). Open access. The MIT Press. https://doi.org/10.7551/mitpress/9286.001.0001
Tennant, J. P., Waldner, F., Jacques, D. C., Masuzzo, P., Collister, L. B., & Hartgerink, C. H. J. (2019). The academic, economic and societal impacts of Open Access: an evidence-based review. F1000Research, 5(632). https://doi.org/10.12688/f1000research.8460.3
Tlili, A., Garzón, J., Salha, S., Huang, R., Xu, L., Burgos, D., Denden, M., Farrell, O., Farrow, R., Bozkurt, A., Amiel, T., McGreal, R., López-Serrano, A., & Wiley, D. (2023). Are open educational resources (OER) and practices (OEP) effective in improving learning achievement? A meta-analysis and research synthesis. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 20(54). https://doi.org/10.1186/s41239-023-00424-3
UNESCO. (2019, 8 de outubro). Draft Recommendation on Open Educational Resources, 40th Session Conference General, Paris, França. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370936_por
Vicente-Sáez, R., & Martínez-Fuentes, C. (2018). Open science now: a systematic literature review for an integrated definition. Journal of Business Research, 88, 428–436. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.12.043
Wiley, D. (2014). The access compromise and the 5th R. [Blog post]. Open Content [Blog]. https://opencontent.org/blog/archives/3221
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Sandra Caeiro, Madalena Carvalho (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
