Ciência Aberta na pós-graduação e a formação de futuros pesquisadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.82524/recal.2025.48

Palavras-chave:

Programas de pós-graduação, Educação aberta, Ciência Aberta, Educação científica, Jovens pesquisadores.

Resumo

A proposta trata de um projeto de pesquisa com foco no fortalecimento da ciência aberta em programas de pós-graduação, o qual envolve 25 universidades, sendo 15 nacionais e 10 internacionais. Ele foi elaborado por uma equipe de 28 professores doutores e 6 bolsistas produtividade, os quais são membros de programas de pós-graduação de 9 países. O objetivo central é capacitar futuros pesquisadores para a adoção dos princípios da ciência aberta com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação no Brasil de maneira mais transparente e democrática. A relevância deste trabalho é a busca pela ampliação do alinhamento do conhecimento e das práticas em pesquisas dos alunos de pós-graduação com os princípios da ciência aberta, possibilitando à nova geração de pesquisadores adquirir saberes e competências para tornar o conhecimento mais aberto, transparente e útil para a sociedade. Foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação, composta por cinco fases: diagnóstico, planejamento da ação, tomada de ação, aprendizado em rede e avaliação. Em suma, é possível inferir que esta pesquisa colabora para fortalecer o envolvimento dos alunos e professores de pós-graduação no movimento da ciência aberta e na promoção do conhecimento internacionalizado, transparente e democrático, com compromisso social. 

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Publicado

22-12-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados Científicos

Os dados da investigação estarão disponíveis no repositório aberto Zenodo.

Como Citar

Costa, M. A. A. da, Fialho, L. M. F., & Nascimento, K. A. S. do. (2025). Ciência Aberta na pós-graduação e a formação de futuros pesquisadores. Revista Ciência Aberta Lusófona, 1. https://doi.org/10.82524/recal.2025.48