Ciência Aberta na pós-graduação e a formação de futuros pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.82524/recal.2025.48Palavras-chave:
Programas de pós-graduação, Educação aberta, Ciência Aberta, Educação científica, Jovens pesquisadores.Resumo
A proposta trata de um projeto de pesquisa com foco no fortalecimento da ciência aberta em programas de pós-graduação, o qual envolve 25 universidades, sendo 15 nacionais e 10 internacionais. Ele foi elaborado por uma equipe de 28 professores doutores e 6 bolsistas produtividade, os quais são membros de programas de pós-graduação de 9 países. O objetivo central é capacitar futuros pesquisadores para a adoção dos princípios da ciência aberta com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação no Brasil de maneira mais transparente e democrática. A relevância deste trabalho é a busca pela ampliação do alinhamento do conhecimento e das práticas em pesquisas dos alunos de pós-graduação com os princípios da ciência aberta, possibilitando à nova geração de pesquisadores adquirir saberes e competências para tornar o conhecimento mais aberto, transparente e útil para a sociedade. Foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação, composta por cinco fases: diagnóstico, planejamento da ação, tomada de ação, aprendizado em rede e avaliação. Em suma, é possível inferir que esta pesquisa colabora para fortalecer o envolvimento dos alunos e professores de pós-graduação no movimento da ciência aberta e na promoção do conhecimento internacionalizado, transparente e democrático, com compromisso social.
Downloads
Referências
Brandão, J. L. A. (2022). Modelo teórico-pragmático para políticas de informação em bibliotecas [Tese de doutorado, Universidade Federal da Paraíba]. João Pessoa. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24924.
Center for Open Science. (2024). The TOP Guidelines were created by journals, funders, and societies to align scientific ideals with practices. https://www.cos.io/initiatives/top-guidelines
Fialho, L. M. F.; Costa, M. A. A. da, Vasconcelos, K. C., Brandenburg, C., & Alves, L. M. S. (2023). Ascenção da Ciência Aberta e os critérios Qualis Capes Educação. Revista Interagir, 18(123), 29–31. https://unichristus.emnuvens.com.br/interagir/article/view/4891
Fialho, L. M. F. (2023). Ciência Aberta, uma compreensão inicial. Em Comissão de ética e pesquisa da ANPEd (Org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios (pp. 26–29). ANPEd.
Fialho, L. M. F., Neves, V. N. S., & Freire, V. C. C. (2021). Índice de citação: um estudo de caso sobre o periódico Ensino em Perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, 3(3). https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5576
Kunsch, W. L. (2004). O editor científico. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo, 1(1), 1–5. https://seer.ufrgs.br/wp/wp-content/uploads/2020/06/o-editor-cientifico.pdf
Minayo, M. C. de S. (2024). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. (18ª ed.). Vozes.
Mosaner, E. (2008). Arte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da pinacoteca do estado de São Paulo. [Dissertação de Mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie]. São Paulo.
Nascimento, K. A. S. do, & Fialho, L. M. F. (2022). A política de acesso aberto nas revistas de humanidades. ABEC Meeting, Online. https://ojs.abecbrasil.org.br/index.php/abec/article/download/155/178/659
Schade, S., Pelacho, M., Van Noordwijk, T., Vohland, K., Hecker, S., & Manzoni, M. (2021). Citizen science and policy. Em Vohland, K., Land-Zandstra, A., Ceccaroni, L., Lemmens, R., Perelló, J., Ponti, M., Samson, R., & Wagenknecht, K. (Ed.). The science of citizen science. (pp. 351–371). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-58278-4_18
Unesco. (2022). Recomendação da Unesco sobre Ciência Aberta. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados Científicos
Os dados da investigação estarão disponíveis no repositório aberto Zenodo.
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Maria Aparecida Alves da Costa, Lia Machado Fiuza Fialho, Karla Angélica Silva do Nascimento (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
