A configuração da Ciência Aberta nos Planos de Desenvolvimento Institucional das universidades federais brasileiras: diagnóstico
DOI:
https://doi.org/10.82524/recal.2025.43Palavras-chave:
Ciência Aberta, Política institucional, Políticas científicas, Produção científicaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a presença e o grau de institucionalização da ciência aberta nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) das universidades federais brasileiras, considerando sua inserção em seis eixos estratégicos: política institucional; infraestrutura e visibilidade; conhecimento científico aberto; diálogo aberto e colaborativo; inovação e sustentabilidade; e formação e sensibilização. Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória que examinou 56 PDIs em vigor, entre as 69 universidades federais, todos com horizonte até 2025. Constatou-se que a menção explícita ao termo ciência aberta aparece em apenas oito documentos, e de forma heterogênea. Na maioria dos casos, a referência ocorre de modo pontual, genérico ou restrito a ações de arquivamento em repositórios. Defende-se que a incorporação de ações pragmáticas relacionadas à ciência aberta, nesses documentos, é essencial para consolidar sua institucionalização e ampliar a visibilidade da produção acadêmica.
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Drumond, Larissa Bárbara Borges; Santos-d’Amorim, Karen; Rezende, Laura Vilela Rodrigues (2025). Planos de Desenvolvimento Institucional das Universidades Federais Brasileiras: acesso e sistematização a partir da Ciência Aberta. v. 1. [conjunto de dados]. Universidade Federal de Goiás. https://doi.org/10.60879/UFG/ZK94U1
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