Ciência Aberta no YouTube: análise altmétrica
DOI:
https://doi.org/10.82524/recal.2025.47Palavras-chave:
Divulgação científica, Ciância Aberta, Altmetria, YouTubeResumo
O estudo tem como objetivo analisar como a Ciência Aberta tem sido abordada em vídeos publicados no YouTube, a partir da distribuição temporal dos vídeos, das principais temáticas tratadas e dos canais responsáveis por sua divulgação. A metodologia é exploratória e descritiva, com uma abordagem quantitativa, sendo utilizado a Altmetric, com a busca realizada entre 2006 e 2024. O universo da pesquisa é 538.657 vídeos, sendo a amostra 48 vídeos que apresentam, no título, o termo Ciência Aberta. Os vídeos aparecem entre 2015 e 2023, com um destaque para 2021. Os termos mais encontrados a partir do títutlo foram “open science”, “webinar”, “pandemic”, “covid-19”, “saves”, “lives”, “data”, “diversity”, “access”, e “taxonomy”. Diante da amostra, os canais dos vídeos abrangem cinco categorias: institucional, profissional, evento científico, comunidade colaborativa e outros. Os vídeos analisados possuem foco educativo e informativo e produções que promovem discussões críticas, como relatos pessoais de pesquisadores envolvidos com a ciência aberta.
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Referências
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Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados Científicos
Os dados utilizados nesta pesquisa estão publicamente disponíveis no repositório Zenodo, no link https://zenodo.org/records/15204551, sob o DOI 10.5281/zenodo.15204551
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Direitos de Autor (c) 2025 Jonatas Edison da Silva, Thiago Magela Rodrigues Dias, Enrique Muriel-Torrado (Autor)

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