Autores e periódicos de acesso aberto no Brasil: uma avaliação bibliométrica da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.82524/recal.2025.56

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Ciência aberta, Produção científica, Plataforma Lattes, DOAJ

Resumo

A identificação dos principais veículos de divulgação científica e dos pesquisadores mais produtivos nesses periódicos é essencial para compreender a dinâmica da produção científica em acesso aberto no Brasil. Este estudo utiliza métricas bibliométricas, com ênfase na Lei de Bradford, para analisar a distribuição de artigos científicos em periódicos de acesso aberto registrados na Plataforma Lattes e no Directory of Open Access Journals (DOAJ). Foram coletados e analisados dados de, aproximadamente, 6,5 milhões de currículos, permitindo mapear os periódicos mais relevantes e os pesquisadores com maior número de publicações nesses veículos. Como resultado, identificou-se que a produção científica em acesso aberto no Brasil é altamente concentrada em um pequeno conjunto de periódicos de grande impacto, indicando desafios e oportunidades para a formulação de políticas públicas que promovam maior diversidade e equidade na publicação científica em acesso aberto. Além disso, constatou-se que a maioria dos autores mais produtivos está vinculada à área da saúde, e que apenas uma fração deles possui bolsa de produtividade do CNPq. Esses achados contribuem para a compreensão do perfil da produção científica em acesso aberto e auxiliam no desenvolvimento de políticas de incentivo à ciência aberta no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 79, n. 3, p.11-32.

Dias, T. M. R. (2016). Um Estudo Sobre a Produção Científica Brasileira a partir de dados da Plataforma Lattes. 2016. 181 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação, Modelagem Matemática e Computacional, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Hayashi, M. C. P. I. (2012). Sociologia da Ciência, Bibliometria e Cientometria: Contribuições para a Análise da Produção Científica. In: SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DA EDUCAÇÃO, 4., 2012, São Paulo. Anais... . São Paulo: Episted, 2012. p. 1 - 10.

Rodrigues, R. S. & Oliveira, A. B.. (2012). Periódicos Científicos na America Latina: títulos em Acesso Aberto indexados no ISI e SCOPUS. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p.76-99.

Publicado

13-12-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados Científicos

Os dados de pesquisa estão disponíveis em: https://doi.org/10.5281/zenodo.5176811 e https://doi.org/10.5281/zenodo.15211018

 

Como Citar

Dias, P. M., Dias, T. M. R., & Moita, G. F. (2025). Autores e periódicos de acesso aberto no Brasil: uma avaliação bibliométrica da produção científica. Revista Ciência Aberta Lusófona, 1. https://doi.org/10.82524/recal.2025.56