Preprints como prática emergente na comunicação científica brasileira: análise da adesão por instituições e áreas de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.82524/recal.2025.58

Palavras-chave:

Produção Científica, Preprints, Plataforma Lattes, Comunicação Científica

Resumo

O movimento da Ciência Aberta tem incentivado o uso de preprints como forma de acelerar a comunicação científica, aumentar a transparência dos processos de pesquisa e ampliar o acesso ao conhecimento. Este estudo investiga a produção de preprints registrada na Plataforma Lattes, analisando aproximadamente 12,8 milhões de artigos publicados em periódicos declarados por mais de 9 milhões de pesquisadores brasileiros. A partir da identificação de 5.644 registros explicitamente classificados como preprints, foi possível caracterizar o perfil dos autores, as áreas e grandes áreas do conhecimento envolvidas, as instituições de vínculo e a evolução temporal dessas publicações. Os resultados revelam um crescimento recente na adoção dos preprints, ainda que sua presença na produção científica nacional permaneça incipiente. A maior parte dos autores com preprints está vinculada a universidades públicas e atua nas áreas de Ciências Biológicas, da Saúde e Exatas. A análise também evidencia uma correlação positiva entre o uso de preprints e práticas de ciência aberta, como o uso do identificador ORCID. O estudo contribui para compreender como os preprints vêm sendo incorporados à prática científica brasileira e aponta caminhos para seu fortalecimento como componente estratégico da comunicação científica aberta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Dias, C. G. S. (2024). Políticas públicas e institucionais de Ciência Aberta no Brasil no período recente (2020-2023). In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, v.9, Brasília. EBBC, pp 1-10.

Dias, T. M. R. (2016). Um Estudo Sobre a Produção Científica Brasileira a partir de dados da Plataforma Lattes. 2016. 181 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação, Modelagem Matemática e Computacional, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Principe, E. (2021). Prática da ciência aberta: os preprints em movimento. Páginas a&b. S.3, nº especial ConfOA. pp 59-70.

Publicado

09-12-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados Científicos

https://doi.org/10.5281/zenodo.15206299

Como Citar

Dias, T. . M. R., Araújo, R. F. de, Dias, P. M., & Souza, D. A. de . (2025). Preprints como prática emergente na comunicação científica brasileira: análise da adesão por instituições e áreas de conhecimento. Revista Ciência Aberta Lusófona, 1. https://doi.org/10.82524/recal.2025.58