Sobre a Revista

A Ciência Aberta Lusófona é uma revista científica de acesso aberto dedicada à publicação de trabalhos técnico-científicos relacionados com a Ciência Aberta, com ênfase em experiências, reflexões e debates oriundos do espaço lusófono.

A sua missão é promover a disseminação de conhecimentos, práticas e políticas que fortaleçam a Ciência Aberta, incentivando a participação ativa de investigadores, profissionais de informação, gestores, desenvolvedores e demais atores interessados.

A revista nasce vinculada à Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), sendo o principal canal de publicação dos trabalhos apresentados no evento. Contudo, está aberta à submissão de contribuições decorrentes de outras iniciativas científicas e técnicas, desde que abordem temáticas afins, contribuindo para o fortalecimento da produção e disseminação de conhecimento científico em Ciência Aberta.

A Ciência Aberta Lusófona é fruto de uma colaboração entre instituições de Portugal e do Brasil que, desde 2010, organizam conjuntamente a ConfOA. A revista é uma coedição da Universidade do Minho, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), consolidando o compromisso dos dois países com o fortalecimento da Ciência Aberta no espaço lusófono.